Sente-se ao meu lado.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mar

Maré baixa: Vem, mergulha em minhas águas, veja só como eu estou calmo e sereno, não tenha medo, eu sou imenso e te protejo, meu sal não te deixará afundar. Tenho uma coisa pra contar a você, e não consigo confiar em mais ninguém. Cuidado, quando for pisar em minhas águas olhe para o fundo, a areia às vezes pode ser traiçoeira, não quero que se machuque. Refrescante não...Eu tenho medo, todas as noites a lua vem repousar em minhas águas, a paisagem é deslumbrante, chegaria a dizer inacreditável. Eu como bom amigo que sou acalento ela. Mas nunca me lembro do que vem depois, eu durmo, sempre pergunto a ela por que me faz dormir mais ela não me responde, segundos após estou eu me afogando em águas maiores. Águas que parecem não ter fim, fortes e violentas chegam turbulentas. Enfim me afogo. Morri. Penso sempre, tudo fica escuro, mas horas de escuridão se vão após algumas horas, começo a ver a luz, e minhas águas estão novamente tranqüilas e soberanas. Não me deixe só, quero alguém comigo quando a lua chegar.   Lá vem ela, olha, grande e prateada, parece mais bonita hoje, incandescente. Não, não, me deixe sair, quero ver a lua sobre o meu manto azulado, preciso do ar batendo em mim, não, sai daqui,você sai da água, nade, mais rápido, não pare, não olhe pra trás, não.
Maré alta: enfim, cheguei, sempre por cima. O que você ainda faz ai, deveria ter ido embora, não posso te ajudar agora, minhas ondas sempre vão e vem,não podem parar, poderia até jogar você pra fora,  mas você insiste em querer nadar, achando que pode me vencer. Não você não pode. É inútil, já que você permanece, ignorarei você, sou muito maior que você e sua presença é insignificante . O que é isto? Que águas são essas? É preta e fedorenta, está vindo em minha direção,  não venham pra perto de mim, fiquem longe, não vê o meu tamanho, sou muito maior, não tem medo de mim, que coisas traz com você, afaste-se eu ordeno. Misturamos-nos, a água preta se uniu a minha água limpa e azul, junto com ela trouxe coisas sem formas. Sai de perto do golfinho, o deixe em paz, mas aquela coisa sem forma não pareceu me ouvir, comecei a formar ondas mais fortes para quem sabe talvez retira-lo de perto do golfinho e das minhas águas, por mais força que tenha botado não consegui e o golfinho curioso como sempre tentou descobrir o que era. Segundos após ouvi seus gritos de lamento, ninguém mais ouviu só eu, ele se debatia enquanto tentava retirar aquela coisa do seu focinho, agonizava tentando chegar a superfície pra quem sabe pelo menos respirar, deseja aquilo com tanta força da pra ver em seus olhos que brilhavam, dei um empurrãozinho. Não adiantou, o golfinho que tinha seus olhos brilhantes estava agora com olhar mortificado, afundava lentamente em minhas águas , pensei até que minhas águas tivessem ficado maiores com as lágrimas que teria derramado se tivesse olhos. Não, ninguém viu, ninguém ao menos se importa com o que aconteceu.
Maré baixa: Aconteceu de novo. Pra onde você foi? não consigo te ver. O sol está lá em cima você reparou, iluminando tudo aqui em baixo e nos aquecendo de vida. Por que você deixou a lua me levar? Porque você foi embora sem se despedir? Você também me abandonou. Não tem problema pode voltar. Escutou? ... não? Então escute. É o som que vem das minhas águas. Bonito som não acha? Faço isto para que você perceba a vida que há em mim. Eu sim sou repleto de vida. Você não. Mas ainda há uma chance, não era pra ser assim, você deveria ser vida também, vamos tentar? Porque você foge de coisas tão simples? Seria tão bom que você aceitasse tudo que há em sua volta, você perceberia que tudo é vida menos você. É tão difícil assim dizer: “eu te amo” ou quem sabe: “eu gosto de você”. Se você olhasse mais pro chão onde pisa, perceberia que ele está ali para te sustentar, te dar estabilidade, se você se desse conta deste pequeno detalhe não precisaria mais do chão, você flutuaria pelo ar . Não desista ainda, há uma chance de você se tornar vida e não continuar como morte. Viu. Você sorriu. Que bom que consegui tocar nem que seja um pouco em você.  Uma pele macia, lábios vermelhos, tão deslumbrantes, tão mágicos, tão secos. A lua está voltando, não quero ir. Me ajude, não fuja, adeus. 
Maré alta: até que enfim te encontrei.
Maré baixa: quem é você?
Maré alta: Você ainda é novo, não me conhece, mas eu conheço você.
Maré baixa: como você me conhece?
Maré alta: sou a maré alta. Sempre venho te visitar. Venho com minhas águas fortes a sua procura junto com a lua. Mas você sempre dorme não me deixa te ver. Tanta coisa que tenho pra te falar.
Maré baixa: você é quem vem me afogar?
Maré alta: não. Venho te aconselhar. Mas seu medo do meu tamanho faz com que repouse enquanto estou aqui. Hoje você estava tão distraído que nem me pode ver chegar.
Maré baixa: do que você veio me avisar?
Maré alta: deles que sempre estão aqui. Eles não prestam, plantão o mal e a tragédia. Não deve gostar deles.
Maré baixa: não acredito nisso. Vejo eles todas as manhãs, brincam em minhas águas felizes, estão sempre unidos, vêm em grupo, em família.
Maré alta: vêm nos destruir como fazem com tudo que tocam. Não respeitam nada, você bondoso não vê. Eles jogam coisas em nós e não ligam pro que venha a acontecer depois.
Maré baixa: que coisas?
Maré alta: enchem nossas águas de morte. Eles que deveriam morrer.
Maré baixa: do que você está falando? O que você vai fazer?
Maré alta: algo que já devia ter feito há muito tempo. Sou maior e mais forte, tenho como destruí-los. Não merecem nossa compaixão. São desonestos e corruptíveis, não tem sequer amor próprio.
Maré baixa: não faça isso. Dê-lhes uma chance.
Maré alta: já dei chances demais.
Maré baixa: Não... um barulho estridente ecoava por todos os lugares, de repente o silêncio...maremoto, tremor do mar, invasão furiosa das águas do mar sobre a terra. Furioso. Ele estava furioso. Não agüentava mais aquela situação. Ele voou com seus braços sobre a terra engolindo tudo que se opunha. Pare. Não quero ouvir. Gritos de desespero pareciam não parar. Uma agonia sem fim causada pela apnéia, o ar faltava aos pulmões de quem permanecia embaixo d’agua. Eu queria puder ajudar, mas fui absorvido por aquela que parecia, não, parecia não, era a onda mais alta e mais longa que já tinha visto. Não houve pedras ou concreto que a detivessem. Parou. Alguns instantes se passaram, ele retornava ao seu lugar de origem, estava novamente ao meu lado.  Você não se arrepende disso. Não sente remorso.
Maré alta: De que eu teria remorso. Apenas devolvi tudo àquilo que não era meu. O que eu fiz não serve de nada, a não ser limpar minhas águas.  Amanhã eles voltam e fazem tudo de novo, normalmente, como se nada tivesse acontecido.
Maré baixa: você poderia dar a eles pelo menos uma chance. Tenho certeza que fundo de cada um ainda existe o amor. O amor que faz todas as coisas serem boas.
Maré alta: queria poder acreditar em você, mas eles não têm amor nem por eles mesmos, quem dirá pelos outros. Já acreditei nos humanos mas eles provaram que não merecem minha confiança.
Maré baixa: não se entregue ainda, juntos somos imensos e poderemos convencê-los do melhor .
Maré alta: um dia encontrei com um tubarão, ele me disse que estava faminto a procura de comida, os peixes não são fartos como antigamente. Ele nadou quilômetros a procura de um peixe ou uma foca pra se alimentar até que chegou a praia, vários humanos tomavam banho e poluíam como sempre a areai e as águas com sujeira. O tubarão como nunca tinha ido tão perto da terra não sabia o que era aquilo nadando nas ondas, pesou ser uma foca e decidiu caçar. O banhista com uma espécie de prancha começou a nadar incessantemente para fugir do tubarão quando o viu, mas não conseguiu ser mais veloz, Nãooooo. Minhas águas limpas e azuis agora estavam vermelhas, vermelhas do sangue que havia sido derramado com o ataque do tubarão, ele não fez por mal apenas queria se alimentar, mesmo assim ele não pode comer, ao sentir o gosto deixou aquela carne a deriva, parecia podre, mesmo viva a carne parecia estar podre, podre por dentro e por fora, podre pela mania de grandeza que teima e permanece nos humanos e a qual não posso entender, uma mania de sempre querer estar por cima de tudo,ser maior, sem limites, sem pena, sem amor.

Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário